A AUTORA

Uma das coisas mais legais que as aulas me proporcionaram foram os livros que fiz em parceria com meus alunos, todos sobre a nossa profissão.

Desde que comecei a lecionar procuro oferecer aos meus pupilos a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos passados em sala de aula, com projetos reais, que possam gerar portfólio para eles e, ao mesmo tempo, fortalecer a memória do nosso jornalismo. Gosto muito da linha de pesquisa de história da nossa mídia e incentivo meus alunos a investirem nela.

Modéstia à parte, nossos livros foram muito bem produzidos e tiveram, para nossa alegria, grande repercussão na mídia.

*JORNALISMO POLICIAL: HISTÓRIAS DE QUEM FAZ

Jornalismo policial

Em 2010, produzi com os estudantes da UNIBAN Brasil o livro “Jornalismo Policial: Histórias de quem faz”, que traz entrevistas com 17 repórteres policiais brasileiros.

A obra oferece um panorama da cobertura policial brasileira no século XXI, por meio de 17 entrevistas exclusivas com os jornalistas policiais mais conhecidos e respeitados do Brasil. Repórteres como Percival de Souza, Marcelo Rezende, Gil Gomes, Afanasio Jazadji, Bruno Paes Manso e Josmar Jozino debatem os méritos e deméritos da área, analisando coberturas famosas como os casos Escola Base, Favela Naval, os ataques do PCC em São Paulo e o assassinato da menina Isabella Nardoni.

A ideia do livro surgiu em 2008, quando eu lecionava a disciplina Entrevista e Pesquisa Jornalística. Escolhemos o jornalismo policial como tema das entrevistas pelo fato da área ser pouco debatida tanto no âmbito acadêmico como no profissional. Até mesmo no mercado editorial são raros os títulos sobre esse tipo de cobertura.

Os alunos foram orientados a entrevistar jornalistas que atuam ou atuaram nessa área em todos os tipos de mídia (impressa, eletrônica e digital) e em diferentes etapas da produção jornalística, da reportagem à apresentação (no caso da TV e do Rádio).

“Jornalismo Policial: Histórias de quem faz” na mídia:

Folha de S.Paulo

Observatório da Imprensa

Domingão do Faustão:

TV Uniban:

Clique aqui para conhecer a página do livro no Facebook.

Clique aqui para comprar o livro.

*MESTRES DA REPORTAGEM

mestresMestres2

Em 2012, organizei o livro “Mestres da Reportagem”, que teve meus alunos da FAPSP como autores e o prefácio do “repórter do século” José Hamilton Ribeiro. Um projeto que me deu muito orgulho, pois foi considerado pelo próprio José Hamilton (em e-mail que me enviou sobre o livro) como “uma das coisas mais importantes já feitas sobre jornalismo/reportagem entre nós”

A obra traz 30 entrevistas pingue-pongue com renomados repórteres brasileiros: José Hamilton Ribeiro, Ricardo Kotscho, Elvira Lobato, Carlos Wagner, Renato Lombardi, Marcelo Rezende, Percival de Souza, Sônia Bridi, Luiz Carlos Azenha, Agostinho Teixeira, Adriana Carranca, Bruno Garcez, Mauri König, Valmir Salaro, Tatiana Merlino, Paula Scarpin, Roberto Cabrini, Leandro Fortes, Cid Martins, Eliane Brum, Goulart de Andrade, Giovani Grisotti, César Tralli, Geneton Moraes Neto, Regiani Ritter, Marcelo Canellas, José Arbex Jr., Ernesto Paglia, Sílvia Bessa e Gérson de Souza.

Além de discutir a importância da reportagem e as principais técnicas para a produção desse gênero jornalístico, o livro resgata a trajetória profissional dos jornalistas entrevistados e revela os bastidores de produção das principais matérias que eles fizeram.

Clique aqui para conhecer o blog do livro.

Clique aqui para conhecer a página do livro no Facebook.

Clique aqui para comprar o livro.

“Mestres da Reportagem” na mídia:

Domingão do Faustão, de 23/12/2012:

Domingão do Faustão, de 04/02/2013:

RIT:

Folha de S.Paulo

Portal imprensa

Observatório da Imprensa

Rádio Gazeta AM

Portal dos Jornalistas

Portal Comunique-se

Portal Jornalirismo

Aberje

Casa dos Focas

Portal Unicos

 Botequim Cultural

Gazeta de Rondônia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s