Gratuito, 3º Seminário Internacional de Jornalismo debate futuro da área, jornalismo de dados e interatividade com o público

*Patrícia Paixão

Se tem uma coisa que é fundamental para quem desejar arrumar um estágio em jornalismo é participar de eventos interessantes na área. Não só participar, mas, se possível, fazer cobertura desses eventos e tentar emplacar as reportagens produzidas em blogs e sites respeitados pelo universo jornalístico. Isso é essencial para gerar portfólio e mostrar proatividade e paixão pela profissão, quesitos avaliados pelos empregadores.

Felizmente este segundo semestre de 2019 está repleto de eventos maravilhosos para quem ama o jornalismo. Basta se jogar!

No dia 1º de outubro, por exemplo, acontecerá o Seminário Internacional de Jornalismo promovido pela ESPM em parceria com a Columbia Journalism School. O evento será realizado das 8h30 às 17h, na sede da ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo.

Acadêmicos e CEOs do jornalismo no Brasil e no mundo, além de feras da nossa reportagem, estarão presentes no evento discutindo o futuro da profissão e oferecendo dicas e técnicas em painéis específicos.

A palestra de abertura será com Ernest R. Sotomayor, professor e diretor das Iniciativas Latino-Americanas da Columbia Journalism School. Depois haverá uma palestra sobre “Gestão de crise em empresas de comunicação”, com Claudia Bredarioli, que é professora de Jornalismo da ESPM.

A manhã será encerrada com uma super mesa com o tema “Desafios do Jornalismo: novas formas de produzir, consumir e novos modelos de negócios”, com Felipe Recondo, sócio-fundador do JOTA; Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado; João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; tudo isso com mediação de Leão Serva (que foi meu chefe no IG <3), professor da ESPM e diretor de jornalismo da TV Cultura.

À tarde os participantes poderão participar de dois painéis fantásticos. O primeiro será sobre “Jornalismo de dados: o que há por trás de grandes reportagens”, com Alana Rizzo, consultora na Albright Stonebridge Group e colaboradora da The Economist Intelligence Unit no Brasil; Daniel Bramatti, editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica do Jornal O Estado de S. Paulo e Presidente da Abraji; Fabio Takashi, editor do DeltaFolha – Núcleo de Jornalismo de Dados da Folha de S. Paulo e Vice-presidente da Jeduca; e mediação de Antonio Rocha Filho, professor de jornalismo da ESPM. O segundo painel, intitulado “Repensando a interatividade com o público”, trará Fabíola Cidral, apresentadora da rádio CBN; Murilo Garavello, diretor de Conteúdo do UOL; e Renato Franzini, editor-chefe do G1; com mediação de Ricardo Fotios, professor de jornalismo da ESPM.

Agora vem a parte melhor de tudo, queridxs focas: O EVENTO É GRATUITO!!!

INSCREVA-SE JÁ! Clique aqui para fazer a inscrição.

SERVIÇO:

3º Seminário Internacional de Jornalismo da ESPM/Columbia Journalism School

Data: 01/10/2019

Horário: das 8h30 às 17h

Local: R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo – São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s