SEO no jornalismo: não dá para ignorar ou ter preconceito

*Patrícia Paixão

SEO no jornalismo? Tô fora! Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe. Sou jornalista e meu negócio é texto. O que vale é pensar em uma boa pauta, ir a campo, encontrar histórias interessantes, fazer diversas entrevistas e escrever a reportagem de forma atrativa, com um belo lead e um desenvolvimento que mantenha o leitor ligado no texto. Isso basta!

Correto?

ERRADO!!!

Num momento em que a internet é o mais fácil e barato meio para a divulgação de conteúdo, e em que há zilhões de conteúdos na web concorrendo com o seu, é uma falha ignorar as técnicas e estratégias para que sua matéria seja encontrada facilmente no Google e em outros buscadores (como Bing e Yahoo).

Como aplicar o SEO no jornalismo?

Já há algum tempo a sigla SEO vem merecendo especial atenção nas principais redações do país e, há muito mais tempo, nas redações do mundo.

São as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) que vão fazer com que aquele seu texto, que levou horas ou até dias de esforço de reportagem, seja encontrado na internet e lido. Por meio do uso de palavras-chave, o SEO faz com que um determinado conteúdo seja melhor posicionado nos buscadores. E a melhor posição é sempre o topo.

De acordo com o jornalista e especialista em marketing digital, Almir Rizzatto, 80% das pessoas ficam apenas na primeira página do Google ao pesquisarem um determinado conteúdo na internet.

Portanto, estar na primeira ou segunda posição na página de busca é ESSENCIAL! “Quanto mais alto você estiver, mais pessoas clicarão na sua reportagem”, explica Rizzatto.

E você precisa estar no topo organicamente, ou seja, bem rankeado para aparecer nas buscas feitas pelos usuários. O bom posicionamento orgânico tem mais valor que um anúncio feito no Google Ads, por exemplo.

“Basta pensar um pouquinho no que as pessoas costumam dar mais valor quando abrem um jornal. É para uma reportagem que exalta determinado produto ou para um anúncio que fale dele? O conteúdo tem sempre mais credibilidade que a publicidade”, argumenta Rizzatto.

Fazer um curso de SEO é uma ótima pedida na hora de aprimorar o seu currículo para uma vaga de estágio. Na verdade, é uma questão de sobrevivência no jornalismo, cada dia mais ligado ao marketing digital. Muitas vagas de emprego, seja em redação, comunicação corporativa ou marketing content, exigem do candidato o conhecimento em SEO.

Mas, afinal, como utilizar o SEO no jornalismo?

Almir Rizzatto, que ministra o curso SEO para Jornalistas, oferece algumas dicas.

A primeira delas é definir uma palavra-chave para o seu texto. É importante verificar se essa palavra-chave (que pode ser um termo ou expressão, e não necessariamente somente uma palavra) vem sendo procurada por seu público-alvo nas buscas feitas na internet.

Outra dica é escrever o texto pensando no que o leitor deseja ler, e só depois adequar o texto para o SEO. Assim, você escreve com mais liberdade, sem prejudicar a qualidade da matéria.

Você deve incluir a palavra-chave escolhida no título, no primeiro parágrafo e nos intertítulos do seu texto. Mas atenção! Verifique a densidade da palavra  (ou seja, quantas vezes ela aparece no seu texto). Você tem que respeitar a densidade de 2,5%. Ou seja, se o seu texto tem 500 palavras, a palavra-chave só pode aparecer até 2,5% desse número.

E tem muitas outras dicas importantes. Quer conhecer mais? Vale muito a pena fazer o curso ministrado pelo Almir Rizzatto. Eu fiz e recomendo MUITO! O Almir é fera demais no assunto, além de ser uma simpatia!

Para saber sobre as próximas turmas, acesse: www.almirrizzatto.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s