
Segundo o “Patrícia Paixão Instituto de Pesquisa”, três a cada cinco alunos de jornalismo pensam em criar um blog como plataforma para divulgação dos seus textos.
A ideia é ótima e tem mais é que ser implementada. Quem dera na minha época de estudante ter a chance de não depender de um empregador para divulgar minhas matérias a um amplo público, incluindo leitores de outros países, e a um custo praticamente nulo.
A grande questão é que hoje todo mundo tem blog e você, como costuma dizer sua mãe (risos), não é todo mundo. Você é jornalista ou está estudando pra ser um.
Se você digitar a palavra “blog” no nosso querido oráculo Google, verá que aparecerão milhares de resultados. Descontando os textos que discutem sobre o assunto, como este, boa parte dos endereços refere-se aos blogs propriamente ditos.
É muita gente com páginas de conteúdo relevante e confiável, mas também uma porrrrrrrrrada de cidadãos com blogs que trazem mais do mesmo e erros de informação.
Hoje, com todos os internautas sendo ao mesmo tempo emissores e receptores das mensagens, espera-se de nós, jornalistas, um conteúdo inovador e bem-apurado, com credibilidade.

Sala de aula do Lobo Centro Criativo, na Vila Mariana.
Confira a seguir o conteúdo programático e os currículos dos professores (meu e o da professora Tânia).
Conteúdo programático:
- Estratégias para a escolha da temática do blog
- A importância de um nome atrativo, pertinente e inédito
- Plataformas para criação do blog
- Como oferecer um conteúdo com qualidade e valor agregado
- Como explorar a estrutura hipertextual e o formato multimídia
- Como produzir textos otimizados (palavra-chave, escaneabilidade etc.)
- Dicas para alimentação e atualização
- Como conseguir seguidores nas mídias sociais
OBS: Os participantes farão um exercício de proposição de um blog para um público específico, e contarão com o feedback das professoras.
Sobre as responsáveis pelo curso:
Patrícia Paixão
Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), no Programa de Integração em América Latina (PROLAM). É professora do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Anhembi Morumbi. Também lecionou na Uniban Brasil, FIAM-FAAM e FAPSP. É fundadora do blog Formando Focas, colunista dos portais IMPRENSA e Comunique-se, além de organizadora dos livros “Mestres da Reportagem” e “Jornalismo Policial: Histórias de quem faz”. Possui quase 20 anos de experiência na área jornalística. Foi repórter do portal IG e da Folha de S.Paulo e editora das revistas segmentadas Professional Publish (indústria gráfica) e Anave (indústria de papel e celulose). Também atuou como gerente de comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (em São Paulo) e assessora de imprensa de diversas organizações.
Tânia Trajano
Jornalista, com Mestrado em Comunicação e Mercado (Cásper Líbero) e pós-graduação em Comunicação Jornalística. Atuou como repórter, redatora e editora em publicações voltadas para os segmentos de comunicação e marketing, como About, Revista da ABA (editora e jornalista responsável por 14 anos), Cenp em Revista, Boletim do Conar, Mercado Global etc. É colaboradora do Mídia Dados desde 2000. Atualmente é sócia-diretora da TT Projetos Editoriais, empresa especializada em projetos de conteúdo. Na área acadêmica, é professora contratada do curso de Jornalismo da Universidade Paulista. É co-autora do livro “Marketing e Comunicação para Pequenas Empresas”, editado em 2006 pela Novatec.