Curso prepara alunos para o TCC em Jornalismo

student-849825

Alunos receberão dicas sobre cada etapa do TCC e as exigências feitas pelas bancas de avaliação. Crédito da imagem: Pixabay

O momento de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é um dos mais complexos e desgastantes para o estudante universitário. É importante conhecer todos os pré-requisitos para o desenvolvimento de um bom TCC, especialmente considerando as exigências feitas pelas bancas que avaliam as diferentes modalidades de TCC em Jornalismo.

Pensando nisso, o Centro de Formação Profissional do Formando Focas oferece o curso “Chegou a hora do TCC: como fazer um trabalho nota 10”, voltado especialmente aos alunos que defenderão o TCC em 2018 e 2019.

“Temos experiência de mais de dez anos como orientadoras e avaliadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso. Sabemos que quanto antes o aluno recebe orientações sobre o TCC, melhor consegue se planejar e desenvolver um bom trabalho. Neste curso o foco é totalmente voltado a preparar os estudantes para esta que é a fase mais importante da graduação”, explica Patrícia Paixão, uma das professoras do CFP Formando Focas.

O curso, que tem duração de três horas e oferece certificado, será ministrado na manhã do próximo dia 18/11, no Lobo Centro Criativo, localizado na Vila Mariana, próximo ao metrô.

lobosala3editada

Lobo Centro Criativo

“Optamos por trabalhar com turmas pequenas para assegurar um clima intimista. Podemos focar nas dúvidas e necessidades de cada aluno, o que melhora o nível de aprendizado”, explica a professora Tânia Trajano, que também faz parte do CFP Formando Focas.

Ela lembra que fazer um TCC de qualidade não é importante apenas para a conclusão do curso, como ajuda os recém-formados a se posicionarem melhor na profissão. “Quem consegue realizar um bom trabalho sai da universidade muito mais confiante no seu potencial, até porque conseguiu colocar em prática diversas habilidades desenvolvidas durante o curso”, diz.

A professora Patrícia Paixão avaliza a opinião de Tânia e complementa: “Já tivemos alunos que, após a banca, lançaram no mercado seus livros-reportagens ou documentários, conseguindo a primeira oportunidade de emprego como jornalista, em função dessa projeção”.

O investimento é de R$ 50,00 para quem garantir a vaga no primeiro lote. Para o segundo lote, o custo é de R$ 70,00. As vagas são limitadas.

Para se inscrever, basta entrar neste link.

Confira a seguir o conteúdo programático e os currículos dos professores.

Conteúdo programático:

*Os critérios de noticiabilidade como norte na escolha do tema (ineditismo, interesse público, empatia etc.);

*A escolha da mídia ou modalidade mais adequada (livro-reportagem, livro fotográfico, reportagem para TV, reportagem para rádio, reportagem para revista, reportagem para jornal, reportagem multimídia, documentário para TV, documentário para rádio, site, plano de assessoria de imprensa etc.);

*A fase da pauta e do planejamento: levantamento das fontes de referência, fontes documentais, fontes bibliográficas e personagens a serem entrevistados/consultados;

*Criação de um cronograma de execução de cada fase do TCC;

*A apuração e a importância da pesquisa de campo;

*A implementação do trabalho (redação, edição e diagramação, no caso de mídia impressa; roteiro e edição no caso de TV e rádio etc.);

*Os segredos de um bom relatório: como montar um adequado e consistente quadro teórico e como atender às normas da ABNT.

Currículos das professoras:

Patrícia Paixão

22156929_10213594572074012_386811431_n

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), no Programa de Integração em América Latina (PROLAM). É professora do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Anhembi Morumbi. Também lecionou na Uniban Brasil, FIAM-FAAM e FAPSP. É fundadora do blog Formando Focas, colunista dos portais IMPRENSA e Comunique-se, além de organizadora dos livros “Mestres da Reportagem” e “Jornalismo Policial: Histórias de quem faz”. Possui quase 20 anos de experiência na área jornalística. Foi repórter do portal IG e da Folha de S.Paulo e editora das revistas segmentadas Professional Publish (indústria gráfica) e Anave (indústria de papel e celulose). Também atuou como gerente de comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (em São Paulo) e assessora de imprensa de diversas organizações.

Tânia Trajano

22185126_10213594573034036_898722937_n

Jornalista, com mais de 20 anos de experiência na área. Atuou como repórter, chefe de redação e editora de publicações voltadas aos segmentos de negócios, economia, comunicação e marketing. É Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2002) e Especialista em Teoria da Comunicação, pela Faculdade Cásper Líbero (1999). É professora contratada da Universidade Paulista desde 2006. É sócia diretora da TT Projetos Editoriais, especializada na produção de conteúdo para as áreas de marketing e comunicação, e atua como colaboradora para veículos desses segmentos. É co-autora do livro “Marketing e Comunicação para Pequenas Empresas”, editado pela Novatec.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s