Sindicato dos Jornalistas promove evento com a participação do Formando Focas

COMO CONSEGUIR

*Patrícia Paixão

No próximo dia 8 de abril, o Formando Focas participará de uma programação especial que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo vai oferecer a estudantes de jornalismo e profissionais recém-formados.

O evento, que acontece em comemoração ao Dia do Jornalista (celebrado em 7 de abril), com a parceria da Associação Profissão Jornalista,  será realizado das 14h às 18h, no auditório Vladimir Herzog, sede da entidade.

Na ocasião, eu, Patrícia Paixão, responsável por este blog,  oferecerei a oficina “Como conseguir um estágio em jornalismo”, com dicas sobre como preparar o currículo e como se portar em uma entrevista de estágio na área.

Levarei comigo, para dividir experiências com o público, os meus queridos e eternos alunos Beatriz Sanz, estagiária do El País, e Kaique Dalapola, estagiário do R7 e integrante da Ponte Jornalismo.


O evento ainda contará com uma palestra muito legal sobre “Empreendedorismo no ecossistema do jornalismo”, com o jornalista Dal Marcondes.

Tudo é gratuito (o sindicato oferece certificado), mas as vagas são limitadas. Garanta a sua!

As inscrições serão feitas apenas por e-mail, pelo endereço:  cursos@sjsp.org.br

Espero você lá! ❤

SERVIÇO

Como conseguir um estágio em Jornalismo e Empreendedorismo no Ecossistema do Jornalismo

Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (auditório Vladimir Herzog), –  Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque – Próximo ao metrô República.

Programação:

13h30 – 14h00 – Credenciamento

14h00 – 16h00 – Primeiro tema: Estágio em Jornalismo

Atividade 1 – “Oficina – Como conseguir um estágio em Jornalismo”, com Patrícia Paixão, jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) no Programa de Integração em América Latina (PROLAM). Patrícia é professora do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Anhembi-Morumbi. É editora do blog Formando Focas, voltado a estudantes de jornalismo, colunista dos portais IMPRENSA e Comunique-se, além de organizadora dos livros “Mestres da Reportagem” e “Jornalismo Policial: Histórias de quem faz”.

Atividade 2 – Depoimentos  “Experiência como estagiário”, com os estagiários Beatriz Sanz, estudante da São Judas e estagiária no El País, e Kaique Dalapola, estudante das Faculdades Integradas Rio Branco e estagiário do Portal R7 e integrante da Ponte Jornalismo.

16h00 – 16h30 – Café

16h30 – 17h30 – Segundo tema: “Empreendedorismo no ecossistema do jornalismo

O modelo de trabalho do jornalismo no século 20 está em profunda transformação. Há ainda algumas empresas que mantém a velha fórmula, no entanto com cada vez menos profissionais em seus quadros. E já surgem novos modelos de jornalismo que incorporam tecnologia em sua realização e na forma de chegar até os leitores/espectadores/ouvintes/internautas. Vamos conversar sobre esse cenário e as oportunidades para novos e velhos jornalistas

Com Dal Marcondes, jornalista formado pela ECA/USP com especialização em Economia, Ciência Ambiental/USP e mestrando em Modelos de Negócios do Jornalismo Digital/ESPM-SP – Prublisher do Portal Envolverde (www.envolverde.com.br) vice-presidente da Associação Profissão Jornalista (APJor) e presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.

17h30 – 18h00 – Encerramento

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s