Formando Focas comemora aniversário com oficina gratuita sobre estágio e mesa sobre as qualidades do repórter

Banner_Niver_FF

 

 

*Patrícia Paixão

O Formando Focas está completando seu primeiro ano de vida e o presenteado, querido foca, é você!

Não podia ser diferente. Esse blog nasceu com a ideia de ajudar estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados de todo o país. Era um trabalho que eu já fazia informalmente pela internet, via e-mail e/ou redes sociais, desde que lancei com meus alunos o livro “Mestres da Reportagem”, em 2012. Muitos focas passaram a me procurar pedindo dicas e conselhos.

Em setembro do ano passado resolvi colocar em prática a ideia de um canal que fosse ponto de encontro pra mim e para todos que são apaixonados pelo jornalismo, em especial os iniciantes na área. Criei, então, esse espaço, que tem me proporcionado trocas de experiências maravilhosas com alunos e até professores de diferentes instituições, além das que eu leciono (sou professora do curso de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Universidade Anhembi Morumbi e das Faculdades Integradas Rio Branco).

Passados 12 meses, a página está com mais 30.000 curtidas e seguidores em todo o Brasil. Quase que diariamente recebo mensagens fofas de focas de várias cidades, parabenizando o blog. Considero todos como meus alunos virtuais ❤ Isso é muito gratificante!

Por tudo isso, neste nosso primeiro aniversário (escrevo “nosso”, pois vejo esse espaço como algo também de vocês), resolvi bolar um evento bem legal e GRATUITO (isso é importante, né migos? rs) para todos que apoiam e curtem o FF.

O evento, que tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, acontecerá no sábado, 03/09, das 14h00 às 17h30, no Auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato, no centro de São Paulo (infelizmente estou em São Paulo e ainda sem possibilidade de fazer o evento em outros estados, mas quem sabe no futuro, né gente? Eu adoraria!!).

A tarde de comemoração será aberta com a oficina “Como conseguir um estágio em jornalismo?”, ministrada por mim, com a participação dos estudantes de jornalismo Beatriz Sanz (estagiária do El País), Larissa Darc (estagiária da Revista Nova Escola) e Kaique Dalapola (estagiário do Sebrae e colaborador da Ponte Jornalismo). Nesta oficina, ofereceremos várias dicas e traremos relatos de experiências interessantes de quem já garantiu seu estágio na área.

Em seguida, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas fará uma apresentação da instituição, as conquistas, os direitos  da categoria e os serviços  oferecidos, para que você possa conhecer a importância dessa entidade, que representa nossa classe. Aliás, pessoal do Sindicato, muuuuuuito obrigada pela parceria. Vocês são demais!!

Posteriormente, será realizada uma mesa SENSACIONAL com o tema “O que é preciso para ser um bom repórter?”, formada pelos jornalistas Fausto Salvadori Filho (Ponte Jornalismo), Thaís Nunes (SBT), Camila Russi (Index Assessoria) e Vitor Guedes (Agora São Paulo e SPORTV), com a minha mediação.

As vagas são limitadas. É necessário fazer inscrição pelo e-mail:  cursos@sjsp.org.br , com os seguintes dados: nome completo, formação (se for estudante, a faculdade, o curso e semestre que está cursando) e telefones para contato. Todos os dados são obrigatórios.  Os participantes receberão certificados por e-mail.

Gente, VEEEEEM! Vai ser uma senhora comemoração. E no final a gente faz aquela selfie bem bonita do grupo todo para postarmos aqui na página. Estou louca para conhecê-los pessoalmente 🙂

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria do Departamento de Formação do Sindicato, pelo telefone (11) 3217 6294, de segunda a sexta, das 11h00 às 18h00.

Estou te esperando! Quem ama o jornalismo não vai perder! ❤

1º ANO DO FORMANDO FOCAS

Quando: 03/09/2016

Onde: Auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de S.Paulo, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – próximo ao metrô República (acesso pelas Linhas Amarela ou Vermelha).

Programação (*)

Das 14h às 15h30: Oficina “Como arrumar um estágio em Jornalismo?”, com a professora, jornalista e editora do Formando Focas, Patrícia Paixão e os estudantes de jornalismo Beatriz Sanz (estagiária do El País), Larissa Darc (estagiária da Revista Nova Escola) e Kaique Dalapola (estagiário do Sebrae e colaborador da Ponte Jornalismo).

Das 15h30 às 16h: Diretoria do Sindicato dos Jornalistas

Das 16h às 17h30: Mesa “O que é preciso para ser um bom repórter?”, com os jornalistas Fausto Salvadori Filho (Ponte Jornalismo), Thaís Nunes (SBT), Camila Russi (Index Assessoria) e Vitor Guedes (Agora São Paulo e SPORTV), e mediação de Patrícia Paixão.

* programação sujeita à alteração

 

 

 

 

 

2 ideias sobre “Formando Focas comemora aniversário com oficina gratuita sobre estágio e mesa sobre as qualidades do repórter

  1. Nathália Zagari

    Querida professora,

    Antes de qualquer coisa, parabéns pelo primeiro ano e tremendo sucesso do Formando Focas!
    Sua iniciativa é inspiradora e a ideia da oficina maravilhosa. Infelizmente não conseguirei comparecer por conta de outros compromissos, mas desejo toda a energia positiva do mundo para vocês no sábado.

    Beijos,

    Nathália Zagari – Mackenzie.

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s