Jornalistas destacam desafios da assessoria de imprensa nas áreas política e cultural

*Por Amanda Rinaldi, Ana Claudia, Gabriela Freitas e Thayna Gomes

Busian

 

Os jornalistas Fernando Busian, assessor da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo, e Marina Santa Clara Yakabe, assessora de imprensa dos rappers Emicida e Rael, palestraram sobre o trabalho de assessoria nas áreas política e cultural, no último dia 20/04, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Organizado pela jornalista e professora Patrícia Paixão, responsável por este blog (Formando Focas), o encontro aconteceu na forma de um bate-papo com os alunos do quinto semestre do curso de jornalismo.

Busian, que é formado em Rádio e TV, Jornalismo e Filosofia pela Universidade São Judas e possui 16 anos de experiência na área (atuou como repórter e editor na redação do jornal Agora São Paulo e foi assessor de imprensa do prefeito Fernando Haddad durante a campanha eleitoral e no primeiro ano de sua gestão),  contou sobre os desafios diários do assessor na área pública. Para o jornalista, a maior dificuldade encontrada por assessores atuantes nesse setor é o preconceito da imprensa em relação ao poder público. Segundo Busian, essa situação acaba sendo refletida na forma como a sociedade enxerga a administração pública.

O palestrante também destacou que “falta interesse público no jornalismo brasileiro”, após discorrer sobre a nossa recente e frágil democracia. Completou dizendo que “falta equilíbrio” nos julgamentos midiáticos e que esse quadro é agravado no atual cenário político que vivemos.

Fernando ressaltou para os estudantes a necessidade de adaptação às novas tecnologias e à tendência de transparência nos dados públicos . “O jornalismo está mudando, porque tem muitas coisas públicas disponíveis hoje na internet. Poucos colegas, no entanto, sabem explorar esses dados”, disse, referindo-se à Lei de Acesso à Informação.

Área cultural

Marina

Marina Santa Clara Yakabe, que trabalhou no jornal Agora S. Paulo e no Portal R7 antes de atuar como assessora, explicou um pouco do seu cotidiano e da responsabilidade de trabalhar com dois nomes importantes do rap nacional. Ela falou sobre as diferenças entre assessorar um artista que já é renomado, como o Emicida, e um ainda em ascensão, como o Rael. “Não é um trabalho mais fácil que o outro, e sim desafios diferentes”.

Questionada sobre se passou por alguma situação com os músicos em que teve de colocar em prática a gestão de crise, Marina lembrou da prisão do cantor Emicida, em 2012, por desacato à autoridade, durante um show em Belo Horizonte. No início do show o rapper fez a leitura de um texto desaprovando a desocupação de um terreno na região do Barreiro, onde famílias pobres estavam acampadas. Na ocasião, ela disse que não foi preciso um grande esforço para contornar o problema, já que setores da própria mídia, como a MTV, saíram em defesa do cantor.  

Apesar de fazer assessoria para dois artistas de um mesmo segmento, Marina enfatizou que não é interessante usar o sucesso de um para promover o outro.

Preconceito

Tanto Marina como Busian discutiram sobre o preconceito que o assessor de imprensa costuma sofrer por parte de alguns colegas atuantes em redação. Enquanto Busian disse não se importar com o fato, Marina enfatizou que é necessário quebrar a ideia de que o assessor é uma figura chata, que só se tornou o que é por não ter dado certo na redação. Ela disse que se sente muito mais realizada hoje, como assessora, inclusive na questão do respeito às suas convicções. Afirmou que, quando o jornalista atua em redação, muitas vezes se vê obrigado a seguir a linha editorial e as regras do veículo no qual ele trabalha, tomando atitudes que fogem da verdadeira vocação do jornalismo, que é o interesse público.

*Estudantes do quinto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

2 ideias sobre “Jornalistas destacam desafios da assessoria de imprensa nas áreas política e cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s