Jornalirismo oferece curso de jornalismo digital

Curso_Gui

*Patrícia Paixão

Jornalismo digital. Eis uma área na qual todos nós que trabalhamos com jornalismo devemos investir, se prezamos pelo nosso futuro.

O avanço da internet, das mídias sociais e das chamadas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), aliado ao cenário de convergência tecnológica, em que textos são produzidos com narrativas multiplataforma (para celulares, tablets, entre outras), exige um jornalista muito mais preparado e versátil, com conhecimento em diferentes mídias e tecnologias, e, obviamente, que esteja por dentro de toda essa conjuntura. Não é mais possível pensarmos na figura do repórter que só saber fazer texto para impresso, rádio ou TV, que concentre sua atenção nas mídias tradicionais, ignorando as novas mídias.

Por isso o curso “Jornalismo Digital: Estratégias para criar conteúdo relevante e desenvolver projetos” é tão importante.

Com duração de 16 horas-aula (das 9h às 18h), o curso será realizado nos dias 28 e 29/11, na Mútua Coworking, em Pinheiros, São Paulo.

O professor?

Guilherme Azevedo

Guilherme Azevedo

Simplesmente um cara que manja muuuuito de jornalismo digital, que ajudou a implantar o primeiro serviço de notícias em tempo real do Grupo Folha na internet, o Últimas Notícias, do portal UOL: Guilherme Azevedo.

O “Gui”, como costumo, carinhosamente, chamá-lo, foi meu editor na Agência Folha. É dono de um texto maravilhoso e entende muito de jornalismo. Ele é responsável por um dos portais mais interessantes que temos hoje na área, o Jornalirismo (O quê? Ainda não conhece o Jornalirismo??? Bora curtir a fanpage do portal, porque é conteúdo de primeiríssima qualidade!).

Fiz uma breve entrevista com ele sobre este curso maravilhoso que você não pode perder! #recomendomuito

Confira:

Qual é a importância de se fazer um curso de jornalismo digital no momento atual?

Guilherme Azevedo – Acredito que a importância seja grande, uma vez que a comunicação por meio de aparelhos e plataformas digitais é um fato consolidado e já quase universal. Não dá para imaginar hoje nenhuma iniciativa informativa, de conteúdo e comunicação, que não inclua estratégias digitais, ações e atitudes específicas para ambientes digitais, incluindo redes sociais. É um fato. Um curso que se propõe a discutir as transformações tão profundas da atividade jornalística, nesse novo ambiente; e as mudanças obrigatórias de perfil e de atitude do profissional envolvido na tarefa de criar conteúdo de caráter jornalístico e informativo; um curso que trate dessas questões, sempre com viés propositivo e prático, ajuda a nos posicionarmos e a nos prepararmos para pôr a mão na massa com mais eficiência e qualidade.

O que o aluno pode esperar do curso?

Guilherme Azevedo – Eu tenho já uma experiência bastante longa no jornalismo, ano que vem completo 20 anos de carreira, isso é que é teimosia 😉 Comecei a trabalhar com internet e projetos de conteúdo online em 1996, quando participei do lançamento do primeiro serviço de notícias em tempo real do Grupo Folha na internet, o Últimas Notícias, do portal UOL. Me sinto, por isso, um pioneiro do meio. De muitas formas, ao longo dos anos, me vi sempre envolvido com projetos digitais de conteúdo, fosse para posicionar serviços e produtos e estabelecer diálogos em nome de grandes marcas e clientes, fosse para disseminar mensagens por um mundo mais livre, mais justo e mais belo em nome de nós cidadãos. Criei e sou o editor de um projeto de jornalismo independente na internet, o Jornalirismo (www.jornalirismo.com.br), que já vai para nove anos de vida. É uma experiência e tanto de jornalismo e comunicação digital para compartilhar. Também sou um estudioso do jornalismo e da comunicação do ponto de vista, digamos, mais formal. Concluí em 2014 meu mestrado, reunindo e estudando a obra do jornalista-escritor Marcos Faerman, paixão antiga. Aliás, acho que o aluno pode esperar um curso baseado, antes de tudo, na paixão pelo jornalismo e pela comunicação. Há algo que antecede, e sucede, o suporte, a mídia, seja de que natureza for, digital ou não: o amor que você tem e com que se dedica a sua profissão. #amocomunicação

Quais serão os principais tópicos abordados no curso?

Guilherme Azevedo: Vamos fazer uma viagem ao passado e ao futuro da internet e do jornalismo, pontuando as grandes transformações e desejando outros futuros. Vamos tratar em detalhes das consequências das mudanças da troca de tecnologia, da multiplicação de autores e de narrativas com a democratização da internet, da oferta instantânea e massiva de notícias de última hora. Um novo contexto informativo se formou, com características próprias, e pede, na verdade obriga, um outro tipo de profissional engajado. Quem lida com conteúdo noticioso, com a criação de campanhas de comunicação, precisa de novas atitudes e abordagens, além da tradicional boa formação cultural e dos preceitos básicos de todo bom trabalho, como precisão e qualidade. Vamos falar também de estratégias para bem usar cada uma das ferramentas disponíveis hoje para mídias digitais, blogs, fan pages etc. Tudo será bem dinâmico e prático, fazendo juntos exercícios de produção de conteúdos e coberturas jornalísticas. Espero que, ao fim do curso, o aluno se sinta um pouquinho mais capaz de levar seu trabalho e projeto de conteúdo digital adiante, com mais profundidade, responsabilidade e eficiência. Vou, sinceramente, fazer o meu melhor. Espero que gostem.

SERVIÇO:

Jornalismo Digital: Estratégias para criar conteúdo relevante e desenvolver projetos

Quando: 28 e 29 de novembro (sábado e domingo), das 9h às 18h

Onde: Mútua Coworking (rua Dona Maria Dulce Nogueira Garcez, 55, Pinheiros, zona oeste de SP)

Investimento: R$ 350,00 (inclui certificado)

Inscrições: plataforma Sympla (clique aqui e inscreva-se)

Realização: Jornalirismo e Mútua Coworking (conheça a Mútua aqui)

Apoio: Agência Front (veja mais aqui)

Mais informações: Guilherme Azevedo (11) 98162 4750 e  guilherme.azevedo@jornalirismo.com.br ou jornalirismo@gmail.com e Jorge William (11) 97192 4098.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s