O que é jornalismo? Clóvis Rossi responde muito bem!

o que é jornalismo

*Patrícia Paixão

Eu estava no terceiro ano do ensino médio. Estudava no colégio estadual “Professor José Marques da Cruz”, na Vila Formosa, zona leste de São Paulo. O ano era 1994. Sim, faz muito tempo.

Tinha uma professora de Português maravilhosa, a Flora, pela qual sempre nutri profunda admiração. Um dia ela pediu que eu fizesse um texto sobre a profissão que eu desejava seguir. Fucei na biblioteca do bairro e achei um livrinho pequeno, da editora brasiliense, com capa branca e rosa, que trazia um rosto enxergando o mundo através do jornal. Não havia mais nenhuma obra sobre jornalismo e pensei: “É essa mesmo!”

O autor? “Um tal de Clóvis Rossi”. Ainda não conhecia os grandes nomes que figuravam na profissão que já me seduzia.

Foi começar a ler o livro para me apaixonar instantaneamente. Quanto mais as páginas avançavam, mais tinha certeza: “É isso que eu quero fazer pelo resto da vida. É isso”.

Escrevi o texto solicitado pela Flora com tanto entusiasmo que deu duas folhas de almaço!! Ela adorou e escreveu no final do trabalho: “Parabéns, jornalista!” Fiquei flutuando com aquelas palavras. Até hoje guardo aquele texto, com muito carinho.

Também tenho comigo ainda o livrinho do Clóvis Rossi. E já no primeiro ano de faculdade tomei consciência de que ele era um dos maiores nomes do nosso jornalismo.

Quando comecei a lecionar, passei a indicar a obra para todos os alunos primeiro-anistas. Considero um livro básico para entender o “beabá” da profissão.

O trecho que mais me marca no livro – e que até hoje destaco nas primeiras aulas da disciplina “Introdução ao Jornalismo” –  é:

Jornalismo, independentemente de qualquer definição acadêmica, é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva: a palavra, acrescida, no caso da televisão, de imagens. Mas uma batalha nem por isso menos importante do ponto de vista político e social. […] Entrar no universo do jornalismo significa ver essa batalha por dentro, desvendar o mito da objetividade, saber quais são as fontes, discutir a liberdade de imprensa no Brasil. “

Passadas duas décadas da primeira leitura de “O que é jornalismo?”, finalmente realizei o sonho de conversar com Clóvis Rossi. Nos anos em que trabalhei no Grupo Folha transmiti (pela Agência Folha) diversos textos do jornalista, mas nunca tive a oportunidade de cruzar com ele em um dos diversos andares do prédio amarelo da Barão de Limeira.

Tive essa chance em 02/09/15, na série “Repórter”, organizada pela jornalista Eliane Brum, no Itaú Cultural. Estava acompanhada dos meus alunos da FAPSP (Faculdade do Povo) e fomos todos falar com ele e convidá-lo para ser um dos entrevistados do nosso livro Mestres da Reportagem II (que está em processo de produção). Confesso que engasguei. Por um instante deixei de ser a professora de jornalismo, a jornalista com mais de 15 anos de experiência na área. Voltei no tempo. Ali, diante de Clóvis Rossi, estava a jovem de 1994, com olhos brilhando e muito frio na barriga. Foi um momento mágico, que jamais esquecerei (vejam nas fotografias a seguir).

E todo esse texto, além de registrar esse momento (pra mim, épico), é para recomendar a leitura de “O que é jornalismo?”. Se você ainda não conhece bem a área, essa é uma obra fundamental!

Fotos: Fabiana Santos

 

2 ideias sobre “O que é jornalismo? Clóvis Rossi responde muito bem!

  1. Wallace Leray

    Ai que legal a sua história, professora. Você já tinha falado por cima sobre, mas lendo sua declaração me identifiquei um pouco.

    Sobre o livro: Eu o vi na estante virtual, onde estava comprando o livro “O olho da rua”, da sua diva Eliane Brum, e quase o comprei, quase porque eu realmente estava sem dinheiro. Triste vida de universitário. (risos) Mas essa semana mesmo pretendo comprá-lo pra fazer parte da minha mini coleção. ❤

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s