De 20 a 23/10 nos vemos na Semana Estado de Jornalismo

logo_10ºPrêmio-01-1024x327

*Patrícia Paixão

Começando a contagem regressiva para a tradicional “Semana Estado de Jornalismo/Prêmio Santander Jovem Jornalista”, que este ano acontecerá de 20 a 23/10.

O tema desta edição é muito especial: “10 FORMAS DE CONTAR UMA HISTÓRIA: DE GRANDES REPORTAGENS À INFOGRAFIA”. Será um brinde à criatividade jornalística.

Esse é um evento que EU ADORO!!!

Recomendo muito a todos meus alunos, inclusive os virtuais, que me acompanham por aqui. Todos os anos vou com meus pupilos à Semana, pois aprendo demais participando. Além disso, adoro entrar naquele jornal, porque um filme me vem à cabeça.  Vinte anos atrás eu era uma das estudantes que adentravam aquele prédio, ao lado da Marginal do Tietê, na ponte do Limão, para participar da Semana Estado. Lembro dos meus olhos brilhando, o coração palpitando, eu cheia de expectativas sobre a profissão. Jamais poderia imaginar naquela época que eu conseguiria concretizar o sonho de trabalhar na grande imprensa (pelo menos consegui na concorrência, o Grupo Folha rs) e muito menos que me tornaria professora de jornalismo. Que nostalgia…

Considero este evento imperdível por diversas razões:

1º) Reúne (como palestrantes/debatedores) grandes nomes do jornalismo no nosso país. Se você for esperto, vai ficar na cola dos repórteres (após as palestras) para pegar o contato deles. Networking é tudo nessa vida;

2º) Acontece no auditório do Estadão, então é uma chance de você entrar em um dos mais respeitados e históricos jornais deste país, tirar uma selfie linda com seus “migos” nas escadarias internas do impresso e compartilhar (#beijinhonoombro), conhecer algumas peças raras usadas na impressão do jornal no passado, como um linotipo (elas estão no térreo, vale a pena conferir), além do que costuma rolar um sorteio no final de cada dia da semana para quem deseja conhecer a redação (só por isso já vale muito a pena);

3º) Reúne estudantes de várias partes do país, o que é uma oportunidade excelente para conhecer diferentes visões de jornalismo e fazer amizades (caso você não seja anti-social, é claro rs).

4º) Tem sempre uns sorteios legais no final das palestras e rola uns lanchinhos deliciosos (Lucas Mello, querido, essa parte do texto é especialmente dedicada a você 🙂 Gente, o Lucas é meu aluno – aliás, um excelente aluno, mas digamos que ele aprecia bastante a parte dos lanchinhos rs);

5º) Além da programação da Semana (que rola no período da tarde, das 14h às 17h30), são oferecidas aos participantes oficinas especiais no período da manhã, sempre tratando de temas relevantes ao contexto em que vivemos na profissão;

6º) Vale horas de atividade complementar. Confesse! Sei que neste momento seu olho brilhou e uma lágrima caiu (rs);

7º) Se você fizer a reportagem proposta no evento (a pauta é informada no primeiro dia da Semana) tem chance de concorrer ao Prêmio Santander Jovem Jornalista, que neste ano está em sua 10ª edição. Os autores dos seis melhores textos ganham um laptop e têm seu texto publicado no portal do Estadão (sim, isso seria SENSACIONAL para o seu currículo). O grande vencedor (que é definido depois de uma etapa de entrevistas) recebe uma bolsa para cursar um semestre letivo na Universidade de Navarra, na Espanha, com todas as despesas pagas!!!! Uau! Isso seria DEMAIS!

Claro que, para concorrer ao prêmio (e também para receber o certificado do evento), é preciso participar dos quatro dias da semana, que começa na terça e termina na sexta, cumprindo rigidamente os horários.

As inscrições são limitadas. Elas devem ser feitas pelo coordenador do curso de jornalismo da sua faculdade até 16/10. Mantenha contato com ele!

Em breve, a organização da Semana divulgará a lista oficial de palestrantes. Vale acompanhar a página do evento no Facebook para ficar informado sobre os próximos passos.

Nos vemos lá 🙂

Abaixo, eu e meus alunos da FAPSP (Faculdade do Povo) em edições anteriores da Semana Estado de Jornalismo:

Fonte: Com informações do blog Em Foca, do Estadão

Imagem do banner: Blog Em Foca, do Estadão

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s