Livro reúne grandes repórteres brasileiros

 

livro

fileira

*Patrícia Paixão

Hoje estou aqui para falar de um projeto do qual tenho o maior orgulho: o livro que produzi em parceria com meus alunos de Jornalismo da FAPSP: “Mestres da Reportagem”.

Esse livro entrou na bibliografia básica de diversas faculdades de jornalismo do país (várias instituições de ensino superior nos procuraram para comprar a obra) e foi considerado pelo “repórter do século” José Hamilton Ribeiro (que fez o prefácio)  como “uma das coisas mais importantes já feitas sobre jornalismo/reportagem entre nós” (foi exatamente isso que o querido Zé Hamilton escreveu  no e-mail que me enviou, comentando a importância da obra).

O livro traz 30 entrevistas exclusivas com os repórteres Adriana Carranca, Agostinho Teixeira, Bruno Garcez, Carlos Wagner, César Tralli, Cid Martins, Eliane Brum, Elvira Lobato, Ernesto Paglia, Geneton Moraes Neto, Gérson de Souza, Giovani Grisotti, Goulart de Andrade, José Arbex Jr., Leandro Fortes, Luiz Carlos Azenha, Marcelo Canellas, Marcelo Rezende, Mauri König, Paula Scarpin, Percival de Souza, RegianiRitter, Renato Lombardi, Ricardo Kotscho, Roberto Cabrini, Silvia Bessa, Sônia Bridi, Tatiana Merlino e Valmir Salaro, além do próprio José Hamilton.

São profissionais renomados do nosso jornalismo falando sobre sua trajetória profissional, a importância do gênero reportagem e destacando os bastidores de matérias emblemáticas que fizeram.

Editado pela In House, foi lançado em 2012, no auditório da Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, com grande repercussão na mídia (veja os links, após este texto).

Como organizadora da obra, orientei os alunos a entrevistarem repórteres que atuam em diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) e editorias (Política, Esportes, Polícia etc.). Não nos interessou entrevistar editores, chefes de reportagem, âncoras de telejornais ou apresentadores de programas jornalísticos. Não por menosprezo a esses cargos, mas simplesmente pelo fato de estarmos focando a obra na arte da reportagem. Nosso objetivo foi selecionar jornalistas que têm reconhecida experiência na função de repórter.

Também não tivemos a pretensão de fazer uma classificação dos 30 melhores repórteres brasileiros. Nosso objetivo não foi fazer um ranking, e sim trazer um pouco do que a reportagem brasileira tem de melhor. Temos consciência de que muita gente boa ficou de fora e, por isso, já estou (juntamente com meus novos alunos de jornalismo da FAPSP) em processo de produção da sequência da obra, o Mestres da Reportagem II.

Quem quiser conhecer melhor o projeto, pode ler esta entrevista que concedi ao blog do livro, à época do lançamento.

Para comprar o Mestres da Reportagem pela Livraria Cultura, basta clicar aqui. É possível também adquirir o livro pelo site da editora In House. Aproveite e curta a página do Mestres no Facebook.

Se você é estudante de jornalismo, tem que ter o “Mestres da Reportagem” na sua prateleira.

Abaixo, seguem os veículos/programas que recomendaram o nosso livro:

Domingão do Faustão, de 23/12/2012

Domingão do Faustão, de 04/02/2013

Folha de S.Paulo

Portal imprensa

Observatório da Imprensa

Rádio Gazeta AM

Portal dos Jornalistas

Portal Comunique-se

Portal Jornalirismo

Aberje

Casa dos Focas

RIT

Portal Unicos

 Botequim Cultural

Gazeta de Rondônia

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s