*Patrícia Paixão
Diversas estrelas do jornalismo mundial, revelando os bastidores de reportagens que entraram para a história. É o que promete a segunda edição do “Festival Piauí GloboNews de Jornalismo”, que será realizada nos dias 10 e 11/10, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, com a curadoria da jornalista Daniela Pinheiro, da Piauí.
Pensando em seriamente começar a reservar alguns $$$ para esse evento, pois não é todo dia que podemos assistir a uma palestra de mestres como Seymour Hersh (da revista norte-americana The New Yorker), responsável pela célebre reportagem sobre o massacre de My Lai, no Vietnã (que mostrou a tentativa do Exército americano de acobertar o assassinato de centenas de civis durante a guerra), considerada uma das precursoras do jornalismo investigativo no mundo.
Sim, o evento é pago e os valores não são convidativos. O ingresso para cada um dos dois dias do festival sai por R$ 450, 00. Comprando tickets para os dois dias, é possível obter um desconto, ficando, no total, R$ 700,00. Assinantes da revista Piauí possuem um desconto extra. Clique aqui para ter acesso ao site para compra dos ingressos.
Apesar dos valores, é um evento que vale muito a pena.
Veja alguns dos nomes que estarão no festival, incluindo o de Seymour Hersh:
*Jorge Lanata, do grupo argentino Clarín (mediação dos jornalistas Fernando de Barros e Silva , da Piauí, e Sylvia Colombo , da Folha de S.Paulo)
É um dos grandes nomes do jornalismo investigativo argentino. Suas reportagens derrubaram ministros e incomodaram muitas vezes o governo daquele país. Foi um dos fundadores do jornal Página/12, criado em 1987 com um projeto gráfico inovador e tom crítico ao governo. Clique aqui para ler o perfil completo do jornalista, feito pela revista Piauí.
* Franklin Foer , da revista norte-americana The New Republic (mediação dos jornalistas Bernardo Esteves, da Piauí, e Ricardo Gandour, de O Estado de S. Paulo)
Foi editor da revista The New Republic (TNR), sendo responsável por levar a revista ao grupo das publicações mais respeitadas dos Estados Unidos. Clique aqui para ler o perfil completo do jornalista, feito pela revista Piauí.
*Seymour Hersh , da revista norte-americana The New Yorker (com mediação dos jornalistas Dorrit Harazim, de O Globo, e Otavio Frias Filho, da Folha de S.Paulo):
Ganhou o prêmio Pulitzer, de 1970, com uma reportagem investigativa sobre o massacre de My Lai, no Vietnã. Em 2004, em outra grande reportagem, revelou as torturas sistemáticas realizadas na prisão de Abu Ghraib, no Iraque. Recentemente publicou uma matéria questionando a versão oficial sobre a morte de Bin Laden. Clique aqui para ler o perfil completo do jornalista, feito pela revista Piauí.
*Anabel Hernández, da revista mexicana Proceso (mediação dos jornalistas (Carol Pires, da Piauí, e Bradley Brooks , da Associated Press)
Realizou emblemáticas reportagens e livros que desnudaram as relações de poder entre autoridades mexicanas e narcotraficantes. É autora do livro Los Señores del Narco, publicado em 2010, que mostra as conexões entre a CIA, os principais narcotraficantes mexicanos e o governo do país. Clique aqui para ler o perfil completo do jornalista, feito pela revista Piauí.
*Daniel Alarcón, da Radio Ambulante, do Peru (mediação dos jornalistas Paula Scarpin, da Piauí, e André Luiz Costa , da TV Bandeirantes)
Foi eleito um dos 20 jovens escritores mais promissores da atualidade pela revista New Yorker em 2010. Em 2011, fundou a Radio Ambulante, programa de rádio voltado para o jornalismo literário na América Latina, que pode ser ouvido em estações de diversos países, como Argentina, Áustria, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela. Clique aqui para ler o perfil completo do jornalista, feito pela revista Piauí.
*Ben Anderson, do canal Vice Media (mediação das jornalistas Malu Gaspar, da Piauí, e Renata Lo Prete, da GloboNews)
Produtor e apresentador do VICE News, canal de notícias da VICE Media, que tem jornalistas trabalhando em 36 países e produz reportagens multimídia voltadas sobretudo para o público jovem. Clique aqui para ler o perfil completo do jornalista, feito pela revista Piauí.
*Sheri Fink, do jornal norte-americano The New York Times (mediação dos jornalistas João Moreira Salles, da Piauí, e Cristiane Segatto , da Época).
Possui reconhecimento internacional por suas reportagens sobre crises humanitárias. Em uma de suas reportagens, em 2010, contou a história dos médicos que tiveram de escolher quais pacientes seriam mantidos vivos após terem ficado isolados em decorrência do furacão Katrina, em Nova Orleans. também cobriu a epidemia do Ebola na África Ocidental para o New York Times. Clique aqui para ler o perfil completo do jornalista, feito pela revista Piauí.
*Nick Davies, do inglês The Guardian (mediação dos jornalistas Daniela Pinheiro , da Piauí, e Marcelo Lins, da GloboNews)
Foi o responsável por investigar e revelar, entre 2009 e 2011, o uso indiscriminado de escutas telefônicas clandestinas pela equipe do tabloide News of the World. A investigação culminou no fechamento do jornal. Davies também foi o jornalista que negociou com Julian Assange, fundador do WikiLeaks, a publicação, no Guardian, de documentos secretos do Exército americano sobre as invasões no Afeganistão e no Iraque. Clique aqui para ler o perfil completo do jornalista, feito pela revista Piauí.
Simplesmente SENSACIONAL!!!
#recomendo
Fonte: Com informações do blog do evento
Imagem: Do blog do evento