O jornalismo de Mauri König

Mauri Koni

Esse é um repórter que admiro muito (um dos cinco jornalistas mais premiados do país) e que poucos estudantes de jornalismo conhecem.

Em geral você pergunta aos alunos quem eles admiram no jornalismo e as respostas são sempre as mesmas: os midiáticos, que estão na telinha da TV.

Vamos abrir a cabeça, pessoal. Tem muuuuita gente boa que faz jornalismo de primeira fora da televisão e em todos os cantos do Brasil. Por isso, Mauri König foi um dos entrevistados no nosso livro Mestres da Reportagem.

É um repórter de mão cheia!

Vale a pena conferir a entrevista que Letícia Duarte, do Caderno Proa ZH, do jornal Zero Hora, fez com o jornalista.

Perfil

O jornalismo de Mauri König é marcado por reportagens que denunciam graves chagas sociais. Para ele, o papel da imprensa “é atuar na realidade e mudar aquilo que apresenta de mais injusto, trazer à luz o que está obscuro por interesses diversos”.

Nascido em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, König iniciou sua carreira no Jornal de Foz (um semanário que hoje está extinto), em setembro de 1990. Em 1994, passou a trabalhar na Folha de Londrina, onde ficou por três anos. Em 1997, migrou para o rádio para atuar como repórter de uma emissora afiliada da Rádio Bandeirantes. Voltou para a mídia impressa em 1998 como correspondente do O Estado de S. Paulo.

Passou pelos jornais Gazeta Mercantil e O Estado do Paraná, até que, em 2002, foi para a Gazeta do Povo, onde estava até pouco tempo como repórter especial.

Em seus mais de 20 anos de carreira, foi vencedor de mais de 20 premiações nacionais e internacionais, como os prêmios Lorenzo Natali Prize, Vladimir Herzog, Esso, Embratel e o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa – edição 2012.

Foto: Walter Alves / Agência Gazeta do Povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s